Fernando Gaviria conquistou sua segunda vitória na etapa do Tour de France em apenas quatro dias ao ultrapassar Peter Sagan e André Greipel na espetacular linha de chegada de 4 km do Sarzeau. Greg Van Avermaet manteve a camisa amarela.

174 pilotos iniciaram o estágio 4 em La Baule. A vantagem era de 5 'no km 10 e 7' no km 20. A vantagem máxima era de 7'40 '' antes do km 50. Michael Schär estabeleceu o ritmo constante do pelotão atrás dos quatro pilotos da fuga. Seu companheiro de equipe da BMC, Patrick Bevin, assumiu o comando até que as equipes dos velocistas decidiram regulamentar o grupo: Lotto-Soudal, Quick Step, Groupama-FDJ.

Um desmembramento revitalizado por um acidente.

A diferença foi de 3'25 '' no sprint intermediário de Derval, precisamente no meio do trajeto a corrida no km 97,5. Perez levou o único ponto KOM para ganhar em Saint-Jean-la-Poterie, com 60 km para o fim o quarteto líder foi cronometrado com uma vantagem de 1'30 ''.

Com apenas 4 escapados na fuga e um perfil ondulado mas sem grandes - ou médios - desafios altimétricos, a etapa caminhou normalmente para um final em sprint até que, a cerca de 4km da meta, quando um tombo bagunçou um pouco as coisas.

Na aproximação final, a Quick-Step Floors capturou o último escapado a 1km da chegada, armando o terreno para mais um sprint perfeitamente armado pelo time belga. De tocaia atrás de Gaviria, seguia Peter Sagan. 

Quando o último embalador de Gaviria deixou a frente livre, Greipel lançou uma aceleração fortíssima partindo do fundo. Com um desempenho assombroso, o Gorila chegou até a ultrapassar Gaviria, mas acabou perdendo velocidade no fim, sendo ultrapassado pelo colombiano e por Sagan, que sabidamente seguiu na roda do alemão para conquistar o segundo posto na lançada da bike.

Na classificação geral, a camisa amarela segue com Greg Van Avermaet (BMC Racing), que cruzou a meta em segurança junto com os favoritos para a vitória final. Rigoberto Uran (EF Education First-Drapac) e Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin) ficaram presos atrás do tombo, sendo que apenas Uran conseguiu reagrupar-se com o pelotão principal. Zakarin passou com cerca de um minuto de atraso.

A etapa de amanhã tem a segunda parte de seu perfil similar a uma prova clássica de primavera, com muitas subidas curtas, descidas e curvas em estradas estreitas. Trata-se de um dia para ciclistas fortes e perspicazes como Peter Sagan - mas também um dia onde algum dos favoritos pode facilmente perder tempo na geral.

Resultados - Etapa 4

# Rider Name (Country) Team Result
1 Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors 4:25:01  
2 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
3 André Greipel (Ger) Lotto Soudal
4 Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
5 Marcel Kittel (Ger) Katusha-Alpecin
6 Andrea Pasqualon (Ita) Wanty-Groupe Gobert
7 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates
8 John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
9 Dion Smith (NZl) Wanty-Groupe Gobert
10 Timothy Dupont (Bel) Wanty-Groupe Gobert

Classificação geral -Etapa 4

1 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 13:33:56  
2 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team
3 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:03  
4 Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors 0:00:05  
5 Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors 0:00:07  
6 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors
7 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 0:00:11  
8 Søren Kragh Andersen (Den) Team Sunweb
9 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
10 Rigoberto Uran (Col) EF Education First-Drapac p/b Cannondale 0:00:35

Fonte: https://www.pedal.com.br/tour-de-france-2018-4-gaviria-vence-duelo-contra-sagan-e-greipel_texto13125.html