Gaviria vence, Froome cai e perde tempo

Britânico sofre acidente nos últimos quilômetros e etapa que viu muitos favoritos perderem tempo

Conforme amplamente prometido, a primeira semana do Tour de France 2018 contará com diversas armadilhas para os favoritos para a camisa amarela. Hoje, no primeiro dia da competição, vimos uma grande vitória de Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) - mas também nomes como Froome, Porte, Quintana e Yates perderem importante segundos graças a incidentes nos mementos finais da etapa.

Gaviria, colombiano que estreia no Tour com vitória, superou Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) com uma fortíssima aceleração final - mesmo bem posicionado, o campeão mundial simplesmente não teve pernas para contornar seu rival velocista. Marcel Kittel (Katusha-Alpecin), ficou com o terceiro posto.

Na disputa pela classificação geral, a Sky sofreu dois duros golpes, com Egan Bernal e Chris Froome envolvendo-se em acidentes. O estreante colombiano veio ao chão a menos de 20km da chegada, com seu companheiro caindo na grama de forma violenta- vídeo abaixo - a 4km da meta.

Porém, a bagunça na classificação geral não parou por aí. Richie Porte (BMC) e Adam Yates (Mitchelton-Scott) também perderam contato com o pelotão principal, vitimas dos inúmeros tombos e acidentes que aconteceram nos últimos 10km de prova. Nairo Quintana (Movistar), furou um pneu e também perdeu tempo na geral.

Para azar deles, Vincenzo Nibali, Mikel Landa, Tom Dumoulin, Romain Bardet e Rigoberto Uran conseguíram escapar da bagunça, ganhando um posicionamento favorável neste que promete ser um Tour de France extremamente duro e imprevisível.

No fim, Froome, Porte e Yates cederam 51 segundos, enquanto Quintana e Bernal ficaram 1:12 atrás - mais do que isso, um tombo - caso de Froome - sempre compromete a recuperação do atleta e um incidente logo no começo pode repercutir negativamente no corpo e na mente do ciclista.

Tour #1

Resultados - Etapa 1
1 Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors 4:23:32
2 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
3 Marcel Kittel (Ger) Katusha-Alpecin
4 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates
5 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
6 Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
7 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
8 John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
9 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team
10 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe


Classificação Geral - Etapa 1
1 Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors 4:23:22
2 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe 0:00:04
3 Marcel Kittel (Ger) Katusha-Alpecin 0:00:06
4 Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale 0:00:09
5 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates 0:00:10
6 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
7 Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
8 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
9 John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
10 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team